Tobii: comunicação através do olhar


                       

         
         Hoje vou deixar aqui um texto lindo e uma dica da Priscila Dutra.


       
        Ai vai o texto:

        “A maior parte desse texto foi escrita ontem à noite, quando eu estava na maior expectativa para instalar o Tobii em casa... Ele foi instalado hoje e estou até agora sonhando, pois eu nunca imaginei que um dia teria acesso à esse equipamento, já que o primeiro equipamento, o dynavox, era absurdamente caro, cerca de 5 vezes mais caro que o Tobii, e a calibração é muito difícil, então se tornou inviável para o Lorenzo.
O Tobii é especialmente indicado às crianças e adultos que tem o cognitivo bom, mas não tem condições motoras de manusear lápis, ou fazer indicações e escolhas com os dedos em um tablet, por exemplo. As crianças que fazem escolhas com os olhos são muito beneficiadas com o uso do equipamento.
O Tobii pode ser comprado pela linha de crédito do Banco do Brasil ou conseguido via ministério público ou advogado particular que entre com uma ação para o Estado comprar o equipamento.
Vale lembrar que o uso do Tobii deve ser indicado por uma fonoaudióloga ou por uma terapeuta ocupacional. No final do texto tem todos os contatos.
Aqui vai um pouco de minha emoção ao viver esse momento tão especial...
"Algo que sempre me preocupou é a comunicação do Lorenzo, vejo que ele entende tudo, já reconhece algumas letras e números e se comunica da maneira dele. A grande dificuldade é a parte motora, ele não fala e não movimenta as mãos e os dedos para fazer escolhas em um tablet, por exemplo. A comunicação sempre foi através do olhar e eu, como mãe, entendo tudo o que ele quer, e consigo estabelecer uma comunicação, mas a grande questão é: ele se faz entender por todos, mesmo os desconhecidos? A resposta é: não.
Temos feito várias tentativas com recursos de comunicação, porém todos insuficientes. Ele está evoluindo na parte cognitiva, mas a falta de um recurso eficiente, atrasa os ganhos que poderiam ser bem maiores.
Há anos venho pesquisando um recurso disponível nos EUA em que um computador "lê" os olhos da criança e as escolhas são feitas na tela do computador, é uma tecnologia chamada"eye-tracking" que é caríssima e muito longe de se tornar uma realidade para nós.
Há aproximadamente dois meses descobrimos, através da fonoaudióloga que o atende, que existe esse recurso no Brasil e ela começou a utilizar durante as terapias. O equipamento se chama Tobii PCEye Go. O primeiro passo é "calibrar" o olhar, e ele já iniciou com nota 10! Em poucos minutos já conseguiu estabelecer esse contato com a tela e os primeiros exercícios começaram a ser feitos. A fono iniciou com duas escolhas, colocou a foto de dois brinquedos na tela para que ele escolhesse com qual brincar, quando ele fixa o olhar no brinquedo escolhido, a imagem fica em destaque e o som com o nome do brinquedo é emitido. Depois ela passou para escolha de desenhos animados e programas de TV e agora ele já consegue fazer escolhas entre duas categorias diferentes. O problema, ou a solução..., é que escolhe o filme da xuxa em todas elas, e não adianta mudar a imagem de lugar ele realmente fixa na Xuxa! rs
O uso do recurso não é algo rápido em que a criança consegue fazer todas as escolhas imediatamente, existe um treinamento para que ela entenda que consegue usar seus olhos para fazer as escolhas na tela do computador, algumas crianças levam mais tempo, outras menos.
Estamos fazendo uma sessão por semana e ele está evoluindo bastante então começamos a pensar na possibilidade da aquisição do equipamento. É um recurso caro, fora da realidade do brasileiro, mas a boa notícia é que o Banco do Brasil oferece uma linha de crédito para compra de produtos e equipamentos destinados à reabilitação, que tem juros baixíssimos, 0,4% ao mês e o valor pode ser dividido em muitas parcelas (se não me engano, até 60 vezes).
Outra boa notícia é que compramos! Vamos usar em casa e na escola e a frequência da utilização nos dá a esperança de grandes avanços na parte cognitiva, no conteúdo escolar e na comunicação.
O sistema permite acesso remoto, então, por exemplo, a professora, a TO ou a fono, podem preparar as atividades do dia seguinte com antecedência!
A inclusão escolar eficiente deve permitir que todos tenham acesso à recursos que ofereçam a oportunidade da alfabetização, respeitando as diferenças e dificuldades de cada um.
É um recurso fantástico para as crianças que não falam e não conseguem fazer escolhas com as mãos ou os dedos e quanto antes começarem a utilizar, melhores serão os resultados.
E saindo um pouco da parte técnica e entrando a parte da mãe, estou aqui escrevendo cheia de esperança, já passa de meia noite e a instalação do Tobii está programada para amanhã... Estou tentando conter a ansiedade escrevendo para vocês, expondo toda minha expectativa no uso de um recurso tão importante e inovador, pensando em como a tecnologia evoluiu para ajudar nossos pequenos e o mais importante, sendo realmente viável à uma parte das famílias através da linha crédito.
Talvez comece aqui uma nova fase na vida do Lorenzo, cheia de possibilidades, de esperança e de autonomia, que é o que incansavelmente buscamos, chegar o mais próximo possível de sua independência.
E vou contar aqui na coluna a evolução dele e as conquistas, que eu espero que sejam muitas! Agora vou dormir, tem um sonho a ser realizado amanhã cedinho!"”

Para saber mais sobre o Tobii PCEye Go:
http://www.bb.com.br/portalbb/page03,116,2537,1,1,1,1.bb… (linha de crédito para acessibilidade)

Email: rafael@tobiibrasil.com


Priscila, muito obrigada por me autorizar colocar o texto aqui!!!!!!!!!!



Até mais,
bjo,    
                                 


Carol

0 comentários:

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem". Chico Buarque
 
Carolina - Um sonho a mais não faz mal
Design por João Elias - Topo ↑